PARÁPAZ REALIZA CAPACITAÇÃO JUNTAMENTE COM AUTORIDADES MUNICIPAIS

Responsabilidade

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Postado em: 12 de Dezembro de 2022 | Atualizada em: 13 de Dezembro de 2022

O Governo do Estado do Pará, através da Fundação Parápaz, em parceria e apoio da Prefeitura Municipal de Redenção, realizou nos dias 6 e 7 o evento sob o tema: “Fluxo de atendimento da rede de proteção no combate à violência e exploração sexual Lei 13.431/2017”, e promoveu a XIII Capacitação de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direito de Criança e Adolescente no Município de Redenção.

Marcaram presença na cerimônia de abertura o Prefeito de Redenção, Marcelo Borges, representantes das Secretarias de Assistência e Educação, Delegada da DEAM, Cristian de Vasconcelos, representante da Polícia Militar, Cel. Alves, equipe do PARAPAZ de Belém, composta pelas servidoras Liani Dias (diretora de Políticas Sociais da Fundação Parápaz), Raphaela Segadilha (psicóloga da Fundação Parápaz), Ana Carolina do Rosário Vieira (secretária do Presidente da Fundação Parápaz) e Vânia Lúcia Tangerino (Coordenadora Polo Integrado Parápaz Polícia científica), além de outros representantes de municípios circunvizinhos.

O evento promovido pela Fundação Parápaz contribuiu para o fortalecimento da rede de atendimento com foco na Lei 13.431/2017 e suas atualizações ocorridas através da Lei 14.344/2022 Lei Henry Borel para garantir um atendimento mais célere e integral à criança e adolescente vítima e testemunhas de violência.

O prefeito de Redenção, Marcelo Borges, destacou a importância de sediar um evento de tamanha envergadura, por se tratar da promoção de políticas públicas voltadas para a infância. O Prefeito citou que o município está pleiteando o selo UNICEF (2021/2024), que atua de forma integrada monitorando políticas já existentes fortalecendo a rede e contribuindo significativamente na garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. 

MAIS

No Brasil, 95% dos casos desse tipo de violência contra menores são praticados por pessoas conhecidas das crianças, e em 65% deles há participação de pessoas do próprio grupo familiar.

No Pará, entre janeiro e abril de 2021, as ocorrências de violência contra crianças de 0 a 12 anos tiveram um crescimento de 17,06% em comparação ao mesmo período do ano passado. (Ascom/Assistência Social).